top of page

O sofrimento causado pelo medo de errar

Na sociedade contemporânea estamos constantemente expostos a modelos de “perfeição”, e por fim acreditamos que precisamos ter o corpo perfeito, o trabalho perfeito, a rotina perfeita para termos alto desempenho, o relacionamento perfeito… são tantos imperativos, que acabamos introjetando esta necessidade de acertarmos sempre, de não podermos errar.


Criamos um modelo idealizado de nós mesmos, e passamos a viver nos comparando a esta idealização e fazendo de tudo para nos tornarmos daquela maneira. Somos cobrados internamente a agirmos em prol de atingir este ideal, o que pode desencadear sentimentos como medo, culpa e frustração, se não alcançamos todos os objetivos.


Tudo isso pode nos levar ao sofrimento psíquico e muitas vezes se converter em sintomas físicos. O medo de errar nos paralisa, nos impede de corrermos riscos, de tentar algo diferente, ou ainda, quando não agimos como “deveríamos”, nos sentimos culpados, angustiados. O processo de análise visa à busca da escuta do desejo desse sujeito silenciado pela voz do Outro, pois somente por meio desta via encontramos a auto aceitação e a coragem necessárias para viver novas experiências, assumindo o risco de errar, mas tornando real a possibilidade de uma nova forma de viver!




Comments


entre em contato com psicóloga roginelle pires
bottom of page