top of page

Orientação Profissional e o trabalho na sociedade contemporânea

Na sociedade atual o trabalho possui um papel fundamental na vida do indivíduo, tanto por seu caráter econômico quanto pelos aspectos psicossociais. Por meio do trabalho a pessoa se insere na sociedade e se identifica. Segundo Leite (2022) “alguns estudos em psicologia social atestam que o homem sem trabalho se dissolve pessoal e socialmente.” Ou seja, o projeto profissional está vinculado ao projeto de vida de uma pessoa.


Assim, o trabalho pode garantir ao homem um lugar na sociedade e tornar a sua vida melhor, ou ainda tornar-se fonte de adoecimento se à atividade laboral estão associados sentimentos como ansiedade, angústia, depressão, fadiga mental, estresse. (Martins, 2009)


As características do trabalho evoluíram ao longo dos anos e atualmente as carreiras são cada vez mais dinâmicas e dependentes do protagonismo do próprio indivíduo. Novas profissões surgem, e outras são extintas.


Nesse contexto, o processo de orientação profissional e de carreira é um processo que auxilia o orientando na tomada de decisão para escolha profissional a partir da investigação de aspectos da sua personalidade, de sua história de vida, de suas habilidades e interesses conjugada às informações relativas ao campo profissional, de forma que ele consiga de forma mais consciente realizar a melhor escolha possível para o momento. “Cada escolha feita faz parte de um projeto de vida que vai se realizando.” (Lucchiari, 2017).


REFERÊNCIAS:

Leite, M. S. S.. (2022). Orientação Profissional. (2.ed.). Belo Horizonte. Artesã.

Martins, S. R. (2012). Clínica do Trabalho. (1ª reimpr. da 1ª ed. de 2009). São Paulo. Casa do Psicólogo.

Lucchiari, D. H. P. S. (2017). Pensando e vivendo a orientação profissional. (9.ed.). São Paulo. Summus.




Comentarios


entre em contato com psicóloga roginelle pires
bottom of page