top of page

Por que Psicanálise?

A cura pela palavra

São muitos os imperativos aos quais os indivíduos se submetem na sociedade moderna: "tem que"  ser bem sucedido na carreira, se conformar a um padrão de beleza incrementado pelos tratamentos de imagem e exposto nas redes sociais, ter o relacionamento amoroso perfeito, conhecer inúmeros países... são incontáveis "tem que..."

 

Resumindo: a pessoa "deve" dar conta de tudo, e ainda por cima sorrindo, visto que as únicas emoções permitidas de se compartilhar são a alegria, felicidade, contentamento, satisfação. Vive-se na sociedade do espetáculo regida pela imagem, a que é recebida dos outros e a que é exposta para os outros.

mulher gritando cansada da pressão
mapa mental da busca pelo sucesso, café e psicanálise

Neste contexto, ansiedade, depressão, burnout, síndrome de pânico, transtornos alimentares, automutilação, são apenas alguns dos diferentes tipos de transtornos mentais que traduzem diferentes formas de manifestação do sofrimento humano, e que estão cada vez mais presentes no dia a dia. Às vezes, há um incômodo, um mal estar ainda não nomeado que gera angústia e dificulta os relacionamentos com o outro e consigo mesmo.

analista e paciente deitado no divã, conectados pelas palavras

A Psicanálise busca acolher este indivíduo em seu sofrimento e promover a escuta desta "voz" encarcerada no inconsciente cuja forma de expressão se dá pela via do sintoma, dos sonhos, de chistes e atos falhos. 

 

Através do manejo clínico é possível criar oportunidades para elaboração e ressignificação dos conteúdos recalcados, e a partir daí criar novas possibilidades para o sujeito se posicionar diante dos desafios cotidianos, superar a dor e estabelecer novos laços sociais, ampliando suas possibilidades de amar e criar.

partes na superficíe e submersa de um iceberg

“As emoções não expressas nunca morrem. Elas são enterradas vivas e saem de piores formas mais tarde”

Sigmund Freud

entre em contato com psicóloga roginelle pires
bottom of page